Antibiograma 2026: Da Interpretação à Ação

Organizado por a Rede de Educação Médica Continuada para a Ibero-América (redEMC).

Diretores Acadêmicos do curso: Dr. Alberto Chebabo (SBI – Brasil), Dr. Rafael Cantón (SEIMC – Espanha); Dra. Alejandra Corso (MALBRAN – Argentina), Dr. Fernando Pasteran (MALBRAN – Argentina) e Dra. Dora Patricia Cornejo (AMIMC – México).

Atualizar-se sobre as novidades do CLSI e EUCAST 2025 em testes de sensibilidade para bactérias e fungos.
Atualizar-se sobre a epidemiologia dos mecanismos emergentes de resistência a nível global.
Compreender as bases microbiológicas dos mecanismos de ação e resistência a antibióticos em patógenos de prioridade crítica.
Praticar a interpretação clínica dos testes de sensibilidade a antibióticos em microorganismos prevalentes em sepse, endocardite, pneumonia associada à ventilação mecânica, entre outros.
Revisar os métodos disponíveis e os desafios na detecção de: betalactamases de espectro estendido e carbapenemases, novas associações de betalactâmicos e inibidores de betalactamases, novas cefalosporinas;
resistência à meticilina, macrolídeos, vancomicina, daptomicina, oxazolidinonas, colistina e tigeciclina.
Atualizar-se no diagnóstico das resistências prioritárias em Mycobacterium tuberculosis, Neisseria gonorrhoeae e Streptococcus pneumoniae.
Revisar os avanços e desafios nos métodos de diagnóstico, testes de sensibilidade e tratamento de Candida spp., Aspergillus, Histoplasma e Cryptococcus.
Compreender os mecanismos emergentes de resistência aos antimicrobianos de última geração.

O certificado de aprovação comprova 40 horas de estudo e é respaldado pelas instituições e autoridades acadêmicas responsáveis.

Curso com 8 módulos de 06/05/2026 até 24/06/2026

Informações do evento

Data do evento 06/05/2026 9:00 am
Data fim do evento 06/05/2026 11:00 pm
Capacidade Ilimitado
Data de corte 06/05/2026 11:55 pm
Local Evento online